Criando um Blues ao estilo B B King - Episódio 5 Criando Música

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o Quinto Episódio do Criando Música, onde você aprende criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar um Blues ao estilo B B King. Esse blues será na tonalidade de Am

História

Usaremos como referência a canção de The Thrill is gone, de 1951, mas que ficou famosa com a versão do B B King , do disco Completely Well de 1969. A canção é um Blues mas com muitos elementos de Soul Music, portanto não é aquele blues mais tradicional, principalmente na questão rítmica.

A década de 60 foi muito importante para o B B king, principalmente com a redescoberta do Blues, pelos hippies, pelos clubes de moto. Uma vez eu vi uma entrevista dele, onde ele falava que aquela foi uma época de virada na sua carreira,pois ele percebeu que não precisava tocar apenas para os negros e podia ampliar o seu público.

Vamos tentar criar uma canção nova, usando os elementos da música Thrill is gone. Ouça discos, entenda conceitos

Teoria

O Blues normalmente utiliza a fórmula de 12 compassos, e basicamente usa 3 acordes como a tonalidade é menor Im, IVm e Vm ou V7 grau, no compasso 9 podemos acrescentar o bVI7.

Na tonalidade de Am teríamos

Im | % | % | % |IVm | % |

Am |% | % | % |Dm | % |

Im | % |bVI7 | V7 | Im | % |

Am |% |F7    | E7 | Am | % |

Dica de estudo: Pentatônica de Am

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: Pentatonica de Am com bom gosto, uma pitada de Contrabaixo, uma colher bem servida de piano elétrico ao melhor estilo Blues.

Contrabaixo

A função do Contrabaixo no Blues é preparar a cozinha junto com a Bateria. O que é a cozinha? A cozinha é preparar os pratos para que todos possam degustar a melhor comida e automaticamente se divertir.

Basicamente trabalhamos um groove usando as tônicas, quintas e sétimas dos acordes, amarrando bem com o ritmo da bateria, se liga:

Plugue seu fone de ouvido e bata o pé:

 

Piano

Nos anos 60 e 70, o piano elétrico se popularizou, através de tecladistas como Ray Charles e Stevie Wonder. Curiosidade ambos eram cegos. O que demonstra que é melhor ser cego do que surdo, apesar de que tem muito músico por aí que é completamente surdo.

Para criarmos uma boa base de teclado, fizemos a mão esquerda tocar uma linha de baixo usando notas do acorde e tomando cuidado para não brigar com a linha de contrabaixo. A mão direita basicamente tocou o acorde e brincou com a pentatônica de Am.

Vamos dar um exemplo:

Se liga no resultado.

Guitarra

Para criarmos um solo de guitarra em um Blues, a primeira coisa é conhecermos a escala pentatônica. No caso a pentatônica de Am, ouça:

Uma característica do B B King é a sua procura pela nota ideal. Ele nunca exagera procurando valorizar o acorde que está sendo tocado. Essa forma de pensar tem muito a ver com o Cool Jazz, menos é mais.  Aliás Miles Davis adorava B B King.

Se liga na guita

Melodia

A melodia é o prato principal da canção e normalmente ela é feita pelo cantor. Para se criar uma boa melodia de blues devemos conhecer a escala pentatônica, no caso Am, ouça:

Vamos usar o trompete para tocar essa melodia, de certa forma homenageando Miles Davis, e de imaginado como teria seria muito legal ter ocorrido um encontro desses dois mestres:

Saca só como ficou nossa melodia.

Minha história

O meu primeiro contato com o Blues foi através de uma revista de banca de jornal, chamada Rock Stars, isso lá pela metade dos anos 80. E era extremamente complicado conseguir discos de blues para ouvir. Em São Paulo tinha uma rádio chamada 97, que tocava Rock, e aos sábados a meia noite tinha um programa de Blues, e eu com minha fita cassete tentando gravar tudo que podia. É eu sei fita cassete, revista, coisas de outro século.

Faça a letra

E aí curtiu? Então se curtiu você tem de espalhar a notícia pra galera. A música está pronta mas está faltando uma letra. Que tal você ser meu parceiro? Crie uma letra para essa melodia e poste no comentário. Vai ser muito legal ter uma parceria com você.