Aprenda a compor um Chorinho

Saudações, amantes da magia

Hoje vamos compor um chorinho em ritmo de samba-canção. O samba canção é um estilo musical que ficou muito conhecido por Magos da Composição como: Cartola e Lupicínio Rodrigues. O Samba-canção lembra muito o bolero e era conhecido em sua época como samba de dor de cotovelo. Por isso o samba-canção é recheado do mais humano de todos os sentimentos humanos, a tragédia.

Agora que já sabemos que, a tragédia, será um dos elementos mais importantes para nossa poção, devemos reunir todos os outros ingredientes.

Para a melodia escolher uma tonalidade menor seria fundamental para dar essa sensação. Como a melodia seria tocada pelo cavaquinho a tonalidade de Ré menor seria bem interessante.

Para obter um contraste e não nos afundarmos em melancolia, podemos dividir a canção e duas partes. Na parte “A” a melodia seria mais melancólica, e na parte “B” a melodia seria mais contemplativa sem ser alegre demais, e para isso buscar o relativo maior da tonalidade de Ré menor, que seria o Fá maior, poderia ser interessante. Para que a melodia tivesse uma sensação dramática o uso de escalas harmônicas e melódicas também são um ótimo recurso.

Agora precisamos pôr o tempero na poção, que é a harmonia.

Parte A

Dm  | Dm/C  |  E7  |  Gm6  |  A7(#5) | Dm  | A7(#5) |

Dm  | D7    | Gm7 |  G7    | E   E7 | A7(#5) |

Dm  | Dm/C  |  E7  |  Gm6/Bb  |  A7(#5) | Dm  | A7(#5) |

Dm  | D7    | Gm7 |  G7/B    | E   E7 | C#7 C7 |

Parte B

F7M | D7 | Bb  | C7 |

F7M | D7 | Bb  | C7 |

Fm  | G#  | G7   E7 | A7(#5) | A7 |

Final

Dm  | Dm/C  |  E7  |  Gm6/Bb  |  A7(#5) |

Dm  | Bb7M(#11) | A7(#5) |  Dm7(9/11) |

Como a harmonia seria tocada pelo Violão, optei pelo Violão de 7 cordas para poder ter as linhas de baixo bem definidas.

Tocado o tema principal, decidi colocar um solo de cavaquinho bem ao estilo do Mago Waldir Azevedo, com senso rítmico bem ao estilo dos fados portugueses, muitas notas cromáticas e arpejos de acordes e o uso do trêmolo.

Para ligar o solo do cavaquinho ao solo de Violão, um ingrediente muito bom e hoje quase desconhecido, era o contraponto de Bach. O cavaquinho toca uma melodia, que será repetida no compasso seguinte pelo Violão. Isso dá a canção a sensação de dicotomia entre o masculino e o feminino, a sensação de uma discussão de casal.

Finalmente o solo do violão é tocado passeando pelos acordes e recheado de notas cromáticas sincopadas.

A canção volta ao tema principal e se encerra com o acorde: Dm7(9/11), o que nos dá a sensação de que toda a história não foi bem resolvida.

Como diria o mestre Nelson Rodrigues: Amar é ser fiel a quem nos trai. Creio que essa frase defina bem a atmosfera do samba-canção.

Até a próxima lição meus queridos pupilos.