B O T L E N E C K
Esta dica vem do Marceleza bottleneck Detalhes do papo entre o Marceleza Botlleneck e Don Morcego, o fabricante de slides:
“Descobri que a principal diferença entre o slide de vidro e o de metal é oriunda da abrasão maior ou menor. O metal é mais abrasivo, e o vidro é menos abrasivo, e isso influência no sustain, portanto, slides de metal possuem mais sustain que os de vidro, o cilindro passa a se comportar como um arco de violino, gerando sustain conforme vibra. Dai minha preocupação em jatear slides de vidro que ficaram mais abrasivos. Esses tem timbre de vidro e sustein de metal, sendo mais adequados a técnica de guitarra com abafamento. Os lisos, sendo menos interferentes nas cordas que não estão em ação, são mais adequados aos adeptos a guitarristas que tocam guitarra com palheta e também violão. Embora pelo apelo estético, as pessoas prefiram o slide polidinho de vidro ,na guitarra, só uso o vidro jateado. Apesar de ter vendido alguns slides polidos por encomenda, o pessoal fica maluco quando ouve o sustein e o timbre dos slides jateados que são superiores aos industriais que você encontra por aí.”
Leia mais em: https://marcelezabottleneck.blogspot.com/
Slide guitar, ou Bottleneck guitar, é uma forma de tocar guitarra, em que se utiliza, acualmente, um pequeno tubo ôco (Bottleneck), de metal (originalmente o gargalo de uma garrafa), para alterar o tom em que se toca, deslizando esse tubo pelas cordas da guitarra. Este método é, habitualmente, utilizado nos blues e no country. Alguns músicos que utilizam esta técnica: Ry Cooder, Elmore James (considerado o Rei da Slide Guitar), Johnny Shines, Muddy Waters ou Joe Walsh. No Brasil, alguns dos melhores guitarristas de slide são Otávio Rocha (Blues Etílicos), Big Gilson (Big Allanbik), André Christovam e Marcos Ottaviano.
Para efectuar esta técnica, a guitarra pode ser tocada posicionada na forma habitual, em que o guitarrista tem o tubo colocado num dos seus dedos; ou deitada, com a zona das cordas para cima, em que o guitarrista utiliza o tubo com a mão. ( Fonte: Wikipédia)
P o s i ç ã o C o r r e t a
Posição correta dobottleneck. Não existe contacto entre as cordas e o traste, o que evita o som de vibração metálico entre ambos. | Posição incorreta dobottleneck. Demasiada pressão sobre as cordas, leva a um contacto dobottleneck nos trastes, produzindo um som de vibração |
Site sugerido: Norba Zamboni
Kirk Lorange
S L I D E G U I T A R L E S O N - B L U E G R O O V E
G O T T H E B L U E S B A D – B L U E S S L I D E G U I T A R
W A L K I N W I T H K I R K - E L E T R I C S L I D E G U I T A R
C H A N G E S - S L I D E G U I T A R
T H E W A T E R I S W I D E - S E L F D U E T
Y U P P Y B L U E S - B O T L E N E C K R E S O N A T O R G U I T A R