Grupo dos efeitos de Ganho
Estão inclusos nesse grupo os OVERDRIVES, DISTORÇÃO, FUZZ e BOOST. Esse grupo de efeito está ligado diretamente a intensidade do som, e portanto dentro do espaço sonoro tem uma ligação com o comprimento.
O conceito dos efeitos de ganho/saturação é nada mais nada menos de volume sobre volume. Nos pedais que possuem esse efeito o sinal que recebem é amplificado até a saturação desse componente que o amplifica, ou seja, o sinal é aumentado tanto que satura.
Imagine uma represa, e pense as comportas como o ganho do pré-amplificador. Se você abrir uma comporta, vai escorrer um pouco de água, mas se você abrir todas as comportas, corra, pois o bicho vai pegar. A mesma coisa acontece com o ganho, quanto mais ganho mais saturação.
Os primeiros amplificadores utilizavam válvulas para aumentar a força do sinal, a distorção ocorria principalmente em grandes volumes. Dois circuitos diferentes causam a distorção, o ganho do pré-amplificador e o ganho do amplificador de potência.
Fuzz
O nome "Fuzz" vem do uso de pré-amplificadores danificados. As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares. Alguns artistas que popularizaram o uso do fuzz foram Jimi Hendrix, que usou os pedais Fuzz Face e Big Muff Pi, e Carlos Santana, que usou o, usa o VOX Tone Bender.
O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de que alguns acordes serem de difícil audição.
Exemplos de canções:
You really got me – The Kinks
(I Can’t Get No) Satisfaction – The Rolling Stones
Purple Haze – Jimi Hendrix
Overdrive
Diferentemente da Distorção, Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode agüentar, criando um som levemente distorcido. Guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra.
As unidades de Overdrive que fizeram história foram: DOD Overdrive 250 e Sd-1 overdrive.
Exemplos de canções:
Won’t Get Fooled Again - the Who
All Right Now- Free
Johnny B. Goode - Chuck Berry
Pride and Joy - Stevie Ray Vaughan
Back in Black – AC/DC
Distorção
Também conhecido como clipping, a distorção corta fora as freqüências extremas de um som. Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, criando um efeito de distorção.
Os pedais de distortion que fizeram história foram: Ds-1 da Boss, MXR Distortion +.
Exemplos de canções:
The Man Who Sold the World - Nirvana
Histeria – Muse
The Beatles – Revolution
Crazy Train – Ozzy Osbourne
Boost
Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer.