Grupo dos efeitos de Modulação
Estão inclusos no grupos efeitos como CHORUS, FLANGER, PHASER, VIBRATO/TREMULO, RING MODULATOR, etc.
Esse grupo de efeito está ligado diretamente a modulação do som, e dentro do espaço sonoro tem uma ligação com a altura e a largura.
Chorus
O Chorus é um efeito de atraso de sinal que enriquece o som do instrumento de forma similar a um violão de 12 cordas. Ele faz isso ao misturar o sinal normal com um sinal que foi atrasado e que teve sua afinação levemente alterada. O resultado é que você obtém o som de dois instrumentos tocando ao mesmo tempo, nota por nota.
Controles comuns:
Level - determina o volume ou mix do efeito em relação ao som não afetado.
Depht - bastante semelhante, no entanto, afeta a intensidade do efeito e a intensidade do som do chorus. Pense nisso quase como uma sutileza ao controle.
Rate - permite ajustar a velocidade do efeito de coro e a velocidade com que o LFO gira.
Unidades de pedais conhecidas:
CE-1 boss
Small Clone Electro Harmonix
Exemplos de canções:
Walking On The Moon - The Police
She Sells Sanctuary - the Cult
Come As You Are – Nirvana
Flanger
É um efeito que é parecido com o chorus, mas a afinação não é alterada. O sinal é apenas atrasado um pouco.
O sinal seco é misturado com um sinal atrasado, oscilando entre 5-25ms. O sinal atrasado é então alimentado de volta à cadeia, criando feedback harmônico.
Controles comuns:
Rate - também conhecido como "velocidade", controla a velocidade das variações no atraso do sinal.
Depth - Ás vezes chamado mix ou dry / wet, controla a quantidade do efeito aplicado versus o sinal de entrada seco.
Feedback - controla a quantidade de sinal de saída que é retornado à entrada.
Exemplos de canções:
Listen to the Music - the Doobie Brothers
Head Over Heels - Tears for Fears
Unidades de pedais conhecidas:
MXR Micro Flanger
Electro-Harmonix Deluxe Electric Mistress
Boss BF-3
Phaser
O Phaser mistura o sinal normal com um sinal que vem através de um delay modulado (ou delay variado). O efeito que o Phaser faz no som é como um wah wah bem sutil.
A fase da forma de onda do seu sinal é ajustada por um LFO e depois misturada com o sinal seco. As frequências que estão fora de fase cancelam-se mutuamente, causando um som distorcido e ondulado.
Controles comuns:
Speed / Rate - controla a posição dos filtros de passagem total da Phaser.
Level - às vezes chamado mix ou dry / wet, controla a quantidade do efeito aplicado versus o sinal de entrada seco.
Depth - isso controla o tamanho dos picos e vales no filtro de passagem total. Quanto maiores, mais distorcida a sua guitarra
Feedback - isso controla a quantidade de sinal de saída que é retornado à entrada. É no termo "feedback"; semelhante a quando você segura um microfone ao lado de um alto-falante.
Unidades de pedais conhecidas:
EHX Small Stone
MXR CSP-026
Exemplos de canções:
Billy Joel - Just the Way You Are
Eruption – Van Halen
Tremolo
Um pedal de tremolo obtém um efeito de modulação simples, funciona variando os níveis de volume para obter alterações rítmicas. Eles rapidamente aumentam e diminuem o nível do volume.
Unidades de pedais conhecidas:
Boss tr-2
Wampler – latitude
Exemplos de canções:
'Born on the Bayou', de Creedence Clearwater Revival
Vibrato
Vibrato é um aumento constante e uma diminuição no tom. Funciona muito parecido com uma alavanca de guitarra tocando constantemente.
Unidades de pedais conhecidas:
Fulltone ,dv3
Vibrato VB2w boss