Qual Afinação de Viola Caipira usar? Cebolão, Rio abaixo, Rio acima, Boiadeira?

Uma pergunta constante de muitos alunos é se posso começar aprender pela afinação boiadeira ou pela afinação rio abaixo?

Didaticamente não estaria errado, agora eu tenho que entender o seguinte, a maioria das canções estão em afinação Cebolão em Mi ou Cebolão em Ré. É importante salientar que basicamente as duas afinações são iguais, se você aprender a Cebolão em Mi ou Cebolão em Ré, você aprenderá os mesmos formatos de acordes e escalas, a diferença entre elas é de um tom abaixo entre em Mi ou em Ré.

É importante em minha opinião se começar pela afinação Cebolão pois a maioria das canções está nessa afinação. Não adianta nada você começar a aprender por afinação Rio Abaixo ou Rio Acima, pois vai ter uma ou outra canção que use essas afinações e normalmente serão canções de nível avançado. E cada afinação nova que você aprender terá que aprender um novo repertório de acordes e escalas.

Então é essa a dica de hoje. Vai começar a aprender a Viola Caipira, comece pela afinação Cebolão, os resultados serão melhores e mais empolgantes, conforme a sua evolução você poderá se dedicar a outras afinações.

 

Receba nossos artigos

 

 

8 aulas de viola caipira iniciante

8 aulas de solos de viola

3 aulas para músicas de ouvido

3 segredos da Viola Caipira

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física