Curso de Violão Completo Aprenda Violão sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Violão Para você dar os seus primeiros passos no violão.

Batida para iniciantes

Pra tocarmos uma batida devemos ter em mente o conceito básico de divisão.A maioria das músicas populares são divididas em quatro tempos iguais, ou seja, contamos até quatro e depois recomeçamos a contagem.Veja a figura abaixo:

Exercício 1 - Vamos fazer a contagem acima batendo o pé.Os quadrados brancos indicam o momento em que o pé bate no chão, e os quadrados cinzas quando o pé se levanta.

As setas indicam o sentido da batida. Seta para baixo, batida para baixo. Seta para cima, batida para cima. O “X” indica que devemos abafar as cordas, encostando a palma da mão direita nas cordas.

A letra “p” significa que o polegar da mão direita tocará as cordas do violão.
A letra “i” significa que o indicador tocará as cordas do violão.
Se for usada palheta para se executar a batida, então é só seguir os sentidos das setas. 

Exercício 2 - Agora vamos montar o acorde de E (mi maior), e tocar a figura abaixo:

Dicas do professor

1ª - O polegar da mão esquerda deve se posicionar atrás do braço do violão, como se estivesse fazendo um sinal de positivo.
2ª - Os demais dedos da mão esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, não dobre a junta dos dedos para baixo.
3ª - Os dedos da mão esquerda devem apertar as cordas o mais próximo possível do traste do violão. Evite apertar as cordas no meio da casa, pois assim você precisará de muito mais força para emitir um som da corda apertada.

Os acordes abaixo têm a mesma seqüência da música: “Vem quente que eu estou fervendo”, regravada pelo Barão Vermelho.

• Batida 1  

1º parte - Am D7 Am D7 Am D7 Am D7 Repetir tudo e então ir para a 2º parte.

2º parte - D7 D7 D7 D7 D7 D7 E E Repetir 1ª e 2ª partes, e terminar a música.

Dicas do professor
1ª - Para trocarmos de acorde rapidamente, devemos sempre colocar o dedo 1, da mão esquerda, antes dos outros.
2ª - A mão direita não deve parar de tocar nunca, portanto mesmo que o acorde não esteja montado por completo a mão direita deve continuar tocando, obrigando dessa maneira a mão esquerda a ter um melhor desempenho.
3ª - Olhe sempre para a sua mão esquerda, a mão direita faz o ritmo. Lembre-se que o ritmo está na sua cabeça.
4ª - Cada acorde está separado por um traço vertical, ao espaço que vai de um traço a outro damos o nome de compasso.Cada compasso equivale uma batida inteira.
5ª - O polegar da mão esquerda deve se posicionar atrás do braço do violão,como se estivesse fazendo um sinal de positivo.
6ª - Não dobre a junta dos dedos para baixo.
7ª - Evite apertar as cordas no meio da casa.

5 - Abaixo o Video Dessa Matéria:

Receba nossos artigos

*