Observe que na prática toda a escala maior tem uma escala menor relativa, e que possui as mesmas notas da escala maior.
Vejamos a escala de D:
Ré T Mi T Fá# 1/2T Sol T Lá T Si T Dó# 1/2T Ré
Agora vamos comprar com a escala de Bm:
Si T Dó# 1/2T Ré T Mi T Fá# 1/2T Sol T Lá T Si
Observe que temos as mesmas notas, a única diferença é que na escala de D, a nota principal é a nota D. E na escala de Bm a nota principal é a nota B.
Por isso não falamos que a escala de D e Bm são iguais, mas relativas, pois em música a ordem dos fatores altera o produto.
Para encontramos a relativa menor de uma escala maior basta voltarmos 3 notas, por exemplo:
A relativa de D, voltando 3 notas será Bm.
Para encontramos a relativa maior de uma escala menor basta subirmos 3 notas, por exemplo:
A relativa de Bm, subindo 3 notas será D.
Mas se ambas as escalas têm as mesmas notas, o que definirá se é D ou Bm?
A harmonia, ou seja, Se o acorde principal for D, a escala será D. Se o acorde principal for Bm a escala será Bm.
Vamos agora aprender os desenhos da escala de D ou Bm.
Agora que já temos memorizados os desenhos da escala de D, precisamos entender como transpor esses desenhos para outras tonalidades.
Vamos usar como exemplo a tonalidade de G.
Como eu encontro a escala de G no braço do cavaquinho?
Simples, monte o acorde de G, como no exemplo abaixo:
Observe que esse acorde é o mesmo do desenho 4 da escala de D, portanto, basta usar a mesma digitação utilizada no desenho 4 e teremos a escala de G.
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